Documentários


Buenos Aires e sua origem

No ano de 1887 foi fundado um engenho, pelo senhor Manoel Francisco de Sales e sua esposa D. Isabel Coelho Cavalcante, “Engenho Alma-Jarras” ou engenho de açúcar, agregado ao Sr. Inácio Luis Vasconcelos que construiu uma pequena capela de nome São Benedito.
    Em decorrer deste mesmo ano, segundo comentários de pessoas antigas chegou um reverendo chamado Manoel Gonçalves da Silva que passou orientar os patrões e escravos sobre ensinamentos cristãos, pois o mesmo tornou-se o 1º vigário desta capela.
    O reverendo ao chegar neste ambiente ficou comovido pelo agradável clima e como o mesmo tinha passado certo tempo na Argentina comparou o clima deste local ao de lá, como também mantinha um bom relacionamento com os donos do engenho pediu para morar em uma parte da casa-grande ainda dando a ideia de que este engenho fosse chamado de “Buenos Aires” só pelo seu clima. Como o citado nome foi aceito pelo Sr. Manoel Francisco então ficou definitivamente “Engenho Buenos Aires”.
    Passando-se o tempo o Sr. Antônio Gomes de Araújo Pereira comprou uma parte do engenho formando uma pequena vila, mas como não havia nome ficou apelidado de Jacú (nome comum ás aves da família dos Cracídeos), este apelido se deu devido a muitos pássaros que viviam sobrevoando neste local. Essa pequenina vila subordinada á Câmara de Nazaré da Mata, cujo juiz de Direito era o Dr. Valdir Barbosa.
Em 1880 veio uma chuva bastante forte afetando, inclusive a parte da frente e uma parte lateral da capela que caiu. Mas, a esposa do Sr. Manoel Urbano de Araújo Pereira ficou muito constrangida com a situação e como era católica praticante de origem, também de muita fé, fez uma promessa pedindo a Deus e a Nossa Senhora do Bom Parto que cessasse um pouco da chuva, prometendo que alcançando a graça restauraria a capela e entronizava a imagem da mesma, justamente em 1881 restaurou a capela e entronizou a imagem de Nossa Senhora na capela.
    No dia 20 de Dezembro de 1963, Buenos Aires deixou de ser distrito de Nazaré da Mata, passando a ser cidade pela lei n° 4970 e teve com o prefeito nomeado pelo governador o Sr. Manoel Vieira de Melo que em certo tempo fora substituído pelo Sr. Antônio Barbosa Correia de Andrade.

    Desde os primeiros tempos em Buenos Aires havia uma forte devoção com a religião católica. Até nas zonas rurais as pessoas se reuniam para as novenas, procissões e terços nos engenhos e capelas. O mês de maio era o mais festejados, com fogos, balões, cânticos, terços e novenas.


A cada data dos santos se realizava um ato religioso como o dia de São Sebastião e Nossa Senhora do Bom Parto. Daí como já havia sido entronizada a imagem de Nossa Senhora a padroeira de Buenos Aires. O dia da mesma é no dia 2 de Fevereiro, mas prestam-se homenagens a esta Santa sempre no 2º domingo do mês de Fevereiro.

Buenos Aires localiza-se na Zona Litoral – Mata a 85km² da Capital do Estado de Pernambuco. Limita-se com os municípios de Vicência, Nazaré da Mata, Carpina, Aliança e Limoeiro. O município tem uma área de 182km².
    A hidrografia da cidade composta por pequenos rios, lagos, riachos e lagoas. Contamos também como o Rio Morojó que é um rio que passa pela cidade. Nosso relevo apresenta-se de forma variada: morros, serras e planícies.

Fonte: Biblioteca Pública de Buenos Aires PE
Fotos: Casa da Juventude de Buenos Aires PE via Facebook
Endereço: http://www.jovensplugados.com.br/ 



Engenho Beleza


 Igreja Batista, construída no ano de 1980 







O Engenho Beleza situado na zona rural do Município de Vicência com 90 Hectares de terra, fica a 22 km da cidade, pertencia ao proprietário Lionel, depois de falecido em 1965, ouve a repartição para os herdeiros, e o atual dono é seu filho, Gerson Gomes de Andrade. Que reside atualmente com seus familiares em Carpina, cidade da Zona da Mata de Pernambuco.
No ano de 1958 o Engenho ainda moía cana de açúcar e destilava Aguardente, eram 50 trabalhadores para fazer a produção do Engenho, carregando o bagaço da Cana, verde e seco, tinha 5 Burros para cambitar a cana da palha, e levava direto para a Moenda para destilar o caldo. Depois de destilado, o Caldo descia para uma caixa chamada “Paró”, que era onde se apurava, em sequência o Caldo descia para as “Taxas”, lugar onde se aprontava o (Mel). Depois de batido e moído, o Mel era deixado nos Toneis de madeira, e no outro dia já estava açucarado. Em sequência era guardado em um espaço com o nome de “Seca”, no dia seguinte o Açúcar era tirado fora da “Seca” quebrado e deixado no sol para secar. E já tinha os (Açuqueiros) que vinha do Sertão Nordestino para comprar.         

Do antigo Engenho só resta agora a Igreja, a casa grande foi derrubada no ano de 2001. Hoje o Engenho é coberto de Lavouras brancas, 11 Hectares , e três moradores, já obteve 40, era muito movimentado. 
  
Por: ANDRE VINHETAS  
Vídeo do Engenho




Obs. O leitor fazendo a copia desse documentário, desde que informe o endereço e fonte que conseguiu.   
Dão - O crack Borrachense
Basta ser reconhecido, tem menos de 20 anos, o sonho dele é ser jogador profissional, à começar pela escolinha de futebol.


Sítio Convales 
O Sítio Convales está situado nas terras do município do Limoeiro em Pernambuco. O Sítio é composto pela produção de bananas, tem mais de cinquenta família, que vive da produção da banana.

Josinaldo e Vanildo visita o Engenho Beleza
Depois de muito tempo que se-mudamos do Engenho Beleza Vicência-PE para São Paulo, ainda lembro como se fosse hoje. As lembranças é que nos deixe feliz em pensar nos velhos tempos e sempre falo de que um dia irei voltar para minha terra meu lugar "Vanildo e Josinaldo"



Documentários Documentários Reviewed by André Vinhetas on 06:41:00 Rating: 5