[MUNDIAL 2014]: Neymar é o pior desfalque de uma seleção brasileira em Copas



O título deste post pode parecer exagerado. Mas não é. E basta uma análise rápida para entender o quão importante é o desfalque de Neymar para essa seleção. Proporcionalmente, nunca o Brasil sofreu um baque técnico tão grande durante uma Copa do Mundo.
Em 1962, Pelé sofreu uma lesão logo no segundo jogo daquele Mundial. Saiu no meio da partida contra a Tchecoslováquia - duelo terminou 0x0. Dali para frente o Brasil ainda teve quatro confrontos. Teve tempo de se acostumar a viver sem o seu camisa 10.
Porém, mais que isso, aquela seleção tinha a base do time campeão em 1958. Já era um conjunto forte e com Garrincha, aos 28 anos, no auge. O camisa 7, por sinal, terminou eleito o melhor da Copa com quatro gols. Protagonismo longe de ser surpresa.
Pelé foi muito bem substituído por Amarildo, decisivo para o título no Chile. Mas a seleção também era muito bem amparada pelo gols de Vavá, a liderança de Didi, a segurança de Djalma Santos e a genialidade de Nilton Santos, por exemplo. Um timaço!
Muita gente pode lembrar também de 1986 ou de 1990. Nesses Mundiais, o Brasil chegou com o seu jogador mais talentoso sem as melhores condições. Zico e Romário vinham de lesões sérias, porém conhecidas de muito antes. Ou seja, nem Telê Santana e muito menos Sebastião Lazaroni foram pegos de surpresa. Seus times já vinham se virando sem os dois.
Em 1998, Ronaldo quase desfalcou o Brasil na final. Seria uma perda gigante, de fato. Mas, combalido, foi a campo contra a França na final. E ainda teve a melhor chance de gol da seleção naquela derrota. Romário, cortado antes da estreia, deu tempo para que Zagallo e a comissão técnica pensassem em alternativas.
Agora é tudo diferente. O Brasil gira ao redor de Neymar e não tem Amarildos, Vavás ou Garrinchas. Não tem Carecas, nem Rivaldos e nem Bebetos.
Esse Brasil, para piorar o quadro, perde seu melhor jogador justamente numa semifinal contra o adversário até então mais temido. Uma Alemanha com conjunto forte, base montada há pelo menos seis anos e um técnico que respira o ambiente da seleção desde 2004.
É ou não um cenário para cravar o título lá em cima?
esporteinterativo
[MUNDIAL 2014]: Neymar é o pior desfalque de uma seleção brasileira em Copas [MUNDIAL 2014]: Neymar é o pior desfalque de uma seleção brasileira em Copas Reviewed by André Vinhetas on 17:38:00 Rating: 5

Teste Teste Teste Teste