Documentários; A Origem do Engenho Beleza Vicência - PE

 Igreja Batista, construída no ano de 1980 
O Engenho Beleza situado nas terras do Município de Vicência com 90 Equitares de terra, fica a 22 km da cidade, pertencia ao proprietário Lionel, depois de falecido em 1965, ouve a repartição para os herdeiros, e o atual dono é seu filho, Gerson Gomes de Andrade. Que reside atualmente com seus familiares em Carpina, cidade da zona rural de Pernambuco.
No ano de 1958 o Engenho ainda moía cana de açúcar e destilava Aguardente, eram 50 trabalhadores para fazer a produção do Engenho, carregando o bagaço da Cana, verde e seco, tinha 5 Burros para cambitar a cana da palha, e levava direto para a Moenda para destilar o caldo. Depois de destilado, o Caldo descia para uma caixa chamada “Paró”, que era onde se apurava, em seguida o Caldo descia para as “Taxas”, lugar onde se aprontava o (Mel). Depois de batido e moído, o Mel era deixado nos Toneis de madeira, e no outro dia já estava açucarado. Na sequência era guardado em um espaço com o nome de “Seca”, no dia seguinte o Açúcar era tirado fora da “Seca” quebrado e deixado no sol para secar. E já tinha os (Açuqueiros) que vinha do Sertão Nordestino para comprar.         

Do antigo Engenho só resta agora a Igreja, a casa grande foi derrubada no ano de 2001. Hoje o Engenho é coberto de Lavouras brancas, 11 Equitares, e três moradores, já obteve 40, era bem movimentado. 

-Todo o conteúdo desta pagina, estão protegidos por direitos autorais.
  
Por: ANDRE VINHETAS  

                                              Vídeo do Engenho 

Documentários; A Origem do Engenho Beleza Vicência - PE Documentários; A Origem do Engenho Beleza Vicência - PE Reviewed by André Vinhetas on 06:31:00 Rating: 5

Teste Teste Teste Teste